Como obter um site e um domínio gratuito?

Como obter um site e um domínio gratuito?

Você precisa de um site para seu negócio, produtos ou prejeto, mas lhe falta verba ou interesse em pagar por um profissional? Felizmente, há uma abundância de serviços que oferecem o básico (domínios, hospedagem) de graça e muitas vezes você pode começar rapidamente, através de ferramentas e templates fáceis de usar. Em muitos casos, você não será capaz de obter um endereço web totalmente personalizado (nem um design totalmente personalizado), mas você ainda será capaz de vincular e exibir seu próprio conteúdo para que o mundo inteiro seja capaz de ver.

Método 1 – Usando uma hospedagem gratuita.

Procure um host gratuito que se adapta às suas necessidades. Existem algumas empresas que oferecem serviços de hospedagem gratuita na web e torna-se fácil de configurar rapidamente um site simples com seu próprio conteúdo personalizado. A questão é que normalmente eles oferecem um subdomínio personalizado (contendo o nome da empresa) e opções significativamente limitadas para a aparência do site. Yola, Google Sites, WIX e WebNode, todos oferecem alguns websites de design básico e opções de hospedagem de graça.

Se você pretende publicar continuamente ou deseja ter um site com um maior número de páginas distintas (por exemplo, um blog), opções como Tumblr, Blogger ou WordPress podem ser um ajuste melhor. Eles oferecem mais limitações na aparência do seu site gratuito, mas pouca ou nenhuma restrição sobre o tamanho geral.

Pesquise antes de escolher. Diferentes opções de hospedagem oferecem diferentes recursos, e limitações diferentes seus pacotes gratuitos (como inserção de propagandas, limite de armazenagem…). Considere os recursos que mais importam para você antes de se registrar.

Hospedagens gratuitas geralmente não tem um plano de backup de dados, então é preciso ter cuidado extra sobre o backup de seus arquivos.

Cadastre-se em sua nova hospedagem. A maioria dos serviços exigirá um endereço de e-mail e outras informações de identidade verificáveis ​​para começar. Alguns podem exigir informações de cartão de crédito, bem como se o pagamento deve ser realizado automaticamente com base em seu uso específico, apesar de ser uma exigência mais rara.

Caso você já tenha uma Conta Google, a inscrição no Google Sites ou no Blogger será tão fácil quanto iniciar uma sessão e depois navegar para a página correta.

Escolha o seu nome de domínio. Muitos (mas não todos) hospedeiros gratuitos também fornecem nomes de domínio ou nomes de subdomínios gratuitos (URLs que contêm o nome da empresa). Normalmente, você será solicitado a determinar um URL logo após se inscrever e, em primeiro lugar, deverá verificar se há disponibilidade.

Escolha o seu nome de domínio com cuidado. Enquanto alguns hosts podem permitir mudanças no seu nome de domínio personalizado no futuro (sujeito à disponibilidade e normalmente ajustável através de configurações de perfil), outros não.

Construa seu site. As hospedagens gratuitas podem não permitir que você customize inteiramente cada aspecto do seu site, mas oferecem temas pré-fabricados com opções customizáveis. Para muitos, isso pode ser uma bênção, pois esses modelos e ferramentas permitem a fácil criação de um site atraente e de aparência profissional.

Deve ser permitido a você navegar pelos templates disponíveis e exemplos de site antes de se cadastrar no serviço escolhido.

Método 2 – Obtendo um domínio gratuito.

Pesquise por “domínios gratuitos”. Se tudo que você precisa é um nome de domínio grátis (por exemplo, se o seu site já está construído, ou se você gostaria de construir-se a partir do zero), então esta é uma boa opção para você. Uma pesquisa rápida pode render vários resultados de empresas que fornecem domínios gratuitos.

Nomes de domínios gratuitos e totalmente personalizados que terminam em “.com” e “.org” são quase impossíveis de obter, mas existem sites que oferecem domínios grátis com extensões menos comuns, tais como “.tk” ou “.cf”.

As hospedagens gratuitas oferecem às vezes domínios gratuitos como o incentivo para que você compre um pacote de hospedagem pago.

Observe que muitos sites de hospedagem gratuitos oferecem subdomínios gratuitos de seus sites (por exemplo, seudomínio.hospedagemgratis.com). Se você está disposto a ter o nome da sua empresa de hospedagem na frente do seu nome de domínio escolhido pelo menos por um tempo, isso ainda pode ser a sua melhor opção.

Existem também algumas empresas que oferecem programas de afiliados desafiando você a vender domínios para outros em troca de um livre para si mesmo.

Escolha um registrador de nome de domínio. Considere quais recursos e funções você mais precisa de seu registrador de nome de domínio e em suas esperanças e sonhos para o site em si antes de se estabelecer em qualquer provedor.

Pesquise seus nomes de domínio desejados. Como as extensões de domínio alternativas são relativamente raras, o nome de domínio de primeira escolha é mais provável que esteja disponível através de serviços de provedor de domínio gratuitos. Antes de ser atribuído o seu domínio, você terá que pesquisar sua disponibilidade.

Se possuir um nome de domínio específico é importante para você, considere verificar a disponibilidade de um determinado domínio antes de se inscrever para qualquer serviço digitando-o na barra de endereços do seu navegador. Se um site for retornado (em vez de um erro), você saberá com antecedência que esse domínio específico já está em uso.

Selecione seu nome de domínio dentro dos que estão disponíveis. Alguns sites oferecem apenas uma opção de extensão de domínio (por exemplo, “.tk” ou “.tumblr.com”), enquanto outros irão procurar por todas as opções de extensão de domínio disponíveis (gratuitas). Escolha o nome de domínio que se adapte às suas necessidades, e você está pronto para começar a construir o seu site.

Os provedores de domínio gratuitos normalmente facilitam o redirecionamento do site existente para o novo domínio ou oferecem uma variedade de opções para ajudá-lo a começar a criar seu site. * Lembre-se de ter cuidado, o DotTK por exemplo não é confiável, pois eles redirecionam o tráfego de URL para sites maliciosos quando o seu site obtém tráfego bom o suficiente. Há evidências de pessoas que tiveram seu árduo trabalho descontinuado.

Siga-me

Ronan dos Anjos

Especialista em marketing digital.
Toda a jornada do empreendedor depende do seu relacionamento com outras pessoas: Clientes, fornecedores, colaboradores e promotores. É tempo de substituir o foco do marketing no seu produto e colocar nestas pessoas.
Siga-me

Últimos posts por Ronan dos Anjos (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *