Dica de Marketing – Se você não consegue tocar seu próprio barco, ninguém mais consegue!

Dica de Marketing – Se você não consegue tocar seu próprio barco, ninguém mais consegue!

Hoje recebi um e-mail da Coach Janice Ferrreira, e sua assinatura tinha o que considero o mais próximo do “sentido do marketing” ela dizia:

Você consegue explicar o poder daquilo que você faz?

Eu ajudo as pessoas nos negócios a transmitirem impressões duradouras, para que elas atraiam mais clientes.

Quando eu ministro aula ou workshop sobre web marketing, tento usar o tempo disponível para abordar todas as nuances do meu “marketismo”, e um destes “ismos” que eu sempre desembucho para os alunos está relacionado ao modelo positivista de Janice:

Se você não consegue tocar seu próprio barco, ninguém mais consegue!

Eu propositadamente coloquei essa frase em destaque porque se você consegue aprender a explicar eficazmente quem você é, o que você faz e o valor do que você faz, então isso é dinheiro, querido!

A comunicação é a chave do marketing, se você não sabe explicar o que você faz (e faz com perfeição!) de maneira sucinta e por isso poderosa então você tem um problema!

Logo, a dica do dia – Toque seu próprio barco!

O verdadeiro significado do marketing é maximizar a conscientização e a troca de impressões entre empresa e público-alvo para incrementar as venda$. Estamos no negócio para vender algo – vendas não são apenas para “vendedores profissionais”, toda relação de troca é também uma venda, é o trabalho de todos e faz parte de tudo o que fazemos!

Por exemplo, se você vende acessórios para skatistas e a sua loja possui uma página na internet “Sobre” você pode fazer um texto que traga afinidade com seus stakeholders (público alvo, fornecedores e sociedade) falando sobre como a sua paixão por skate te levou a abrir uma loja ou então escrever o famigerado bla bla bla “os melhores produtos pelos melhores preços e mais bla bla bla”. A sua história é única, você trilhou um caminho único para chegar onde você está, então porque apresentar o seu negócio jogando-o ao senso comum de forma genérica e sem graça?

E agora para tocar o barco da Agência Herbo (eu tenho que praticar o que eu prego, certo?)

A estratégia de marketing ajuda profissionais a investirem no marketing relevante, significativo para fazer suas organizações financeiramente saudáveis!

Uma boa e lucrativa semana a todos e a todas

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Ronan dos Anjos

Especialista em marketing digital.
Toda a jornada do empreendedor depende do seu relacionamento com outras pessoas: Clientes, fornecedores, colaboradores e promotores. É tempo de substituir o foco do marketing no seu produto e colocar nestas pessoas.
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32 thoughts on “Dica de Marketing – Se você não consegue tocar seu próprio barco, ninguém mais consegue!

  1. Nossa, simplesmente adorei. Precisamos saber mesmo o que fazemos ( principalmente o que amamos, aquilo que realmente nós deixa feliz)

    Saber expressar o que realmente nos alegra é uma forma de fascínio por aquilo que amamos

  2. Boa tarde, como vai? Que interessante essa sua iniciativa, creio que vai ajudar muitas pessoas. Gostei bastante do conteúdo abordado pois você abordou pontos bem específicos e importantes sobre o marketing. beijos

  3. nossa que post maravilhoso e realmente agente pode ampliar tanto o nosso negocio mais temos que saber ter uma boa jogada seu post é super valido e contem dicas muito ricas parabens gostei de conhecer o blog sucesso

    1. A jogada é essa, saber mostrar que existe uma pessoa por trás de todo negócio e que todo negócio possui uma importância ímpar. Forte abraço!

  4. Hey!
    Achei o post super bacana, realmente temos que estar ligados naquilo que fazemos e o porquê de fazermos para podermos fazê-lo da melhor forma.
    Sucesso!

  5. O marketing é extremamente importante, para qualquer negócio, e quando conseguimos expressar o verdadeiro significado de nosso negócio para os clientes, parceiros e fornecedores aumentam as chances de alcançar o sucesso. Adorei como nos explica no post, dicas valiosas adorei “explicar eficazmente quem você é, o que você faz e o valor do que você faz”, quem realmente consegue fazer, consegue aumentar os ganhos .

    1. É isto mesmo Anna, nesses tempos de empregabilidade difícil ganha aquele que consegue ter um projeto tangível e sabe expressar de forma clara a importância daquilo que se faz. Abraço!

  6. Adorei essa visão que você nos traz de como trabalhar com o marketing como o seu aliado para “tocar seu barco” e fazer o seu negócio ir em frente. É muito importante que consigamos conciliar para bons resultados

    1. É bem isso mesmo Diana Fant, tudo que fazemos demanda algum tempo e o marketing às vezes fica esquecido por este fator, mas quando temos plena confiança no retorno sobre o tempo e recursos investidos conseguimos enfim estabelecer uma rotina de trabalho sobre a forma como expomos nossos serviços. Abraço.

  7. Olá! Tudo bom?
    Achei muito bacana essa sua iniciativa por meio de sua postagem no blog, realmente precisamos saber o que fazemos e poder passar de forma correta, essa área do conhecimento (marketing) é algo muito interessante.
    Beijos

  8. Oi Ronan, tudo bem?

    Realmente, essa frase é uma pura verdade, pois se nós mesmos não conseguimos ter as rédeas do que vivemos, quem poderia ter?! Apesar que tocar o próprio barco não é uma tarefa fácil e fazer o próprio marketing é algo mais difícil ainda. Fazer o marketing do meu blog não tem sido uma tarefa fácil, mesmo com as inúmeras aulas que recebi na Universidade, quando você está colocando em prática tudo se torna diferente. Mas, hoje em dia, saber ministrar o marketing é fundamental. Adorei o post!

    Beijos!

    1. Eu entendo Alice, o marketing na teoria parece ser algo simples, mas na prática a cérebro da gente até trava. É muita informação sendo transmitida o tempo todo e quando nós passamos a ser também mais um destes transmissores não é fácil, mas a honestidade, a simplicidade e a personalidade fazem sempre o marketing receber um destaque maior. Obrigado pela visita. Bj

  9. Super bacana essas dicas de marketing.É certo que muito agregará valor para nós, seus leitores! O sucesso é certo quando seguimos com determinação essas dicas preciosas.Gostei muito e quero aplicá-las ! Obrigada por compartilhar!

  10. Oi,
    muito obrigada e sucesso para você também, é de extrema importância saber proposito de tal negocio que está criando e também é sempre bom criar metas para cumprir ao longo do caminho, eu quero estudar mais sobre isso tudo para assim melhorar cada vez mais o meu blog.

  11. Sua dica foi valiosa pra mim, eu sou escritora independente e tenho que fazer meu próprio marketing, acabei de publicar e estou começando a divulgação, acredito que sua dica vai ser de grande valia nessa minha nova caminhada. Valeu! Abraços.

  12. Sua dica foi valiosa pra mim, eu sou escritora independente e tenho que fazer meu próprio marketing, acabei de publicar e estou começando a divulgação, acredito que sua dica vai ser de grande valia nessa minha nova caminhada. Valeu! Abraços.

    1. Com certeza você está no caminho certo Adriana. O marketing é tudo sobre simplicidade, coloque sua personalidade no seu marketing, com certeza os clientes virão.

  13. Seu post veio em excelente hora pra mim! Penso muito nisso e o que vc disse fez todo sentido: se eu não toco o meu barco, ninguem vai tocar! Obrigada por compartilhar uma mrnsagem tão motivadora! Beijos

  14. O seu post parece que foi feito pra mim rs
    Realmente temos que saber apresentar nosso negócio se não conseguirmos quem vai conseguir. Eu tenho essa dificuldade de explicar o meu trabalho para as pessoas.
    Beijos, adorei mesmo a publicação

    1. Obrigado Eliz, com certeza você não é a única com esta dificuldade, nos próximos posts abordaremos sobre como escrever melhor sobre o seu negócio =)

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