Documentar ou não a sua estratégia de marketing? Eis a questão

Documentar ou não a sua estratégia de marketing? Eis a questão

De acordo com as últimas pesquisas do Content Marketing Institute, provou-se que os comerciantes que documentam sua estratégia são muito mais propensos a realizar seus objetivos de marketing de conteúdo e serem bem sucedido. É realmente muito simples.

Mas, por alguma razão, ainda vemos que a maioria dos comerciantes não documentam seus planejamentos de conteúdo de forma alguma. O estudo indica que apenas 37% dos comerciantes B2B (business to business, ou seja, seus clientes são outras empresas) e 40% dos comerciantes B2C (business to costumers, ou empresa que vende para pessoas físicas) têm um plano de marketing de conteúdo escrito. Embora esta percentagem seja superior a 32% (B2B) e 37% (B2C) do ano anterior, ainda é um número lamentável.

Quem realmente se importa?

Gail Matthews da Universidade Dominicana executou um estudo há quase uma década. Dr. Matthews e sua equipe descobriram que as pessoas que anotam seus objetivos, revê-los consistentemente e compartilham seus objetivos com amigos ou colegas são 33% mais bem sucedido em alcançar seus objetivos do que aquelas pessoas que apenas tinham metas.

E nós encontramos os mesmos resultados na indústria de marketing de conteúdo. Quando aconselhamos os clientes corporativos, descobrimos que as marcas que escrevem um plano, o revisam consistentemente com sua equipe e tratam esse plano como um documento vivo, adaptando-o à medida que recebem dados, são de longe os mais bem-sucedidos. Criar, rever, adaptar.

O que nos impede de documentar?

Graças à incrível equipe de pesquisa da CMI, foi possível coletar e compilar as principais razões pelas quais os profissionais de marketing não estão documentando sua estratégia. Ao passar por cada um, nosso objetivo é fornecer algumas idéias ou motivação para você, se uma dessas razões acontece com você.

Não é uma prioridade

Obviamente, se você não completou sua estratégia ela não é uma prioridade. A maioria dos comerciantes são tão rápidos em “fazer” algo – como um blog, podcast ou vídeo – que negligenciam o fato de que o conteúdo que eles “fazem” precisa amarrar diretamente (ou tanto quanto possível) à criação de receita ou Redução de custos . As empresas que não priorizam o processo estratégico realmente não vêem valor no conteúdo.

Meu conselho: Pare de criar conteúdo. Documente sua estratégia de marketing. Em seguida, volte a criar conteúdo focado em objetivos.

Não há tempo suficiente / ninguém tem tempo para fazer isso

Nós humanos sempre criamos tempo para o que é importante. Se alguém lhe diz que não têm tempo para algo, o que ele realmente está tentando dizer é que isto para ele não é importante o suficiente.

Meu conselho: Se você não pode investir seu tempo na criação de uma estratégia de comunicação, pare de criar conteúdo e vá fazer outra coisa.

Não há tempo suficiente / ninguém tem tempo para fazer isso Fazemos tempo para o que é importante. Se alguém lhe diz que eles não têm tempo, o que eles realmente estão tentando dizer é que não é importante o suficiente para ganhar tempo. Meu conselho: Se você não pode cometer e ir tudo , pare de criar conteúdo e vá fazer outra coisa.

Ninguém é designado a isto

Se ninguém na sua empresa possui a estratégia de marketing de conteúdo, parabéns, é sua responsabilidade. O marketing de conteúdo, mesmo sendo uma disciplina antiga, ainda é um novo músculo na maioria das organizações. Se você está trabalhando com comerciantes tradicionais, eu garanto que eles não vão pensar que eles precisam de uma abordagem estratégica de conteúdo.

Meu conselho: Você possui isto. Comece. Toda semana, envie um incrível exemplo de marketing de conteúdo para seu chefe; Você pode facilmente compartilhar um podcast, vídeo ou artigo que o seu concorrente posta semanalmente. Se você puder, imprima e envie. Você vai reunir apoio para educar seus executivos sobre por que o marketing de conteúdo é importante.

Temos uma equipe pequena, portanto uma estratégia documentada não é necessária

Você não tem lido? Não importa se você é uma equipe de um, você ainda precisa anotar seus objetivos, compreender sua história diferenciada para alcançar esses objetivos, escolher um tipo de conteúdo apropriado e canais, distribuir e medir o conteúdo e, em seguida, embrulhe tudo e amarre com um bonito laço alaranjado.

Meu conselho: Se a estratégia estiver só na sua cabeça, NÃO CONTA.

Marketing de conteúdo não é diferente do marketing, e temos um plano de marketing

Uma abordagem de marketing de conteúdo é completamente diferente da maioria das abordagens de marketing. A maioria das empresas ainda concentra a maior parte de seus orçamentos na interrupção (publicidade). O núcleo do marketing de conteúdo é construir audiências que confiam e gostam de você. Depois de construir um relacionamento leal com seu público, você pode começar a medir como esse público gera receita para a organização (ou economiza dinheiro de alguma forma).

Meu conselho: Se o marketing de conteúdo é apenas parte de seu plano de marketing global, você provavelmente tem uma estratégia de marketing colateral, mas é realmente marketing direto.

O ponto

Todo mundo tem uma desculpa, mas nenhuma é boa. Se você cria conteúdo como parte de seu trabalho, é sua responsabilidade encontrar ou criar a estratégia. Alguém, em algum momento, vai perguntar por que todo esse conteúdo bobo que você fica postando na internet. É melhor mostrar-lhes o plano e os resultados.

Que outras razões você enxergou para as empresas não documentarem suas estratégias de conteúdo?

Deseja tornar a documentação da sua estratégia de marketing de conteúdo ainda mais eficaz? Assine nossa lista, todo final de semana postaremos aqui dicas valiosas de marketing digital para que seus canais de comunicação ajudem também outras pessoas através do conteúdo de qualidade.

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Ronan dos Anjos

Especialista em marketing digital.
Toda a jornada do empreendedor depende do seu relacionamento com outras pessoas: Clientes, fornecedores, colaboradores e promotores. É tempo de substituir o foco do marketing no seu produto e colocar nestas pessoas.
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