Inbound marketing para leigos

Inbound marketing para leigos

Inbound marketing (ou marketing de conteúdo) é uma abordagem focada em atrair clientes através de conteúdo e interações que são relevantes e úteis - não interruptivas. Com o inboud marketing os clientes em potencial o encontram através de canais como blogs, mecanismos de pesquisa e mídias sociais. 

Ao contrário do marketing interruptivo o inbound marketing não precisa lutar pela atenção dos potenciais clientes. Ao criar conteúdo concebido para resolver os problemas e necessidades dos seus clientes ideais, o inbound marketing atrai prospectos qualificados e cria confiança, credibilidade e autoridade para o seu negócio.

A metodologia do Inbound Marketing

A melhor maneira de transformar estranhos em clientes e promotores de seu negócio.

Atrair - Converter - Fechar - Impressionar

A metodologia comprovada para a era digital

Desde 2006 o inbound marketing tem sido o método de marketing mais eficaz para fazer negócios on-line. Ao invés dos antigos métodos de marketing de interrupção de comprar anúncios, comprar listas de e-mails e orar por leads (ou ligações, possíveis clientes), o inbound marketing se concentra na criação de conteúdo de qualidade que puxa as pessoas para sua empresa e produtos naturalmente onde elas estão por opção. Ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses do seu cliente, você naturalmente atrai o tráfego de entrada que você pode converter, fechar e impressionar ao longo do tempo.

Como Interpretar o Gráfico

o longo do topo estão as quatro ações (atrair, converter, fechar, encantar) que a sua empresa deve adotar a fim de obter visitantes, leads, clientes e promotores. Ao longo da parte inferior estão as ferramentas que as empresas usam para realizar essas ações. (Observe que as ferramentas estão listadas sob a ação onde elas entram em jogo, mas esse não é o único lugar onde elas são aplicáveis! Várias ferramentas, como o e-mail, podem ser essenciais em várias etapas da metodologia.)

 As quatro etapas do Inbound Marketing

Criação de Conteúdo + Distribuição

Crie conteúdo segmentado que responda às perguntas e necessidades básicas dos prospectos e dos clientes, e compartilhe esse conteúdo em toda a sua extensão.

Marketing do ciclo de vida

Promotores não se materializam do nada: eles começam como estranhos, visitantes, contatos e clientes. Ações e ferramentas de marketing específicas ajudam a transformar esses estranhos em promotores.

Personalização

Adapte o seu conteúdo aos desejos e necessidades das pessoas que estão visualizando-o. À medida que você aprende mais sobre seus leads ao longo do tempo, você pode personalizar melhor suas mensagens para suas necessidades específicas.

Multi-canal

O Inbound Marketing é multicanal por natureza porque se aproxima das pessoas onde elas estão, no canal em que elas querem interagir com você.

Integração

Criação de conteúdo, publicação e ferramentas de análise todos trabalham juntos como uma máquina bem fluída - permitindo que você se concentre em publicar o conteúdo certo no lugar certo no momento certo.

 

 

 

Conteúdo
Sem conteúdo, Inbound não existiria. O conteúdo alimenta a metodologia de entrada. Quando você cria o conteúdo certo, você efetivamente atrai seus visitantes ideais, converte-os em leads e transforma-os em clientes.

As quatro ações do Inbound Marketing

1. Atrair

Nós não queremos apenas qualquer tráfego para o nosso site, queremos o tráfego correto. Queremos que as pessoas que são mais propensas a tornarem-se leads, e, finalmente, os clientes felizes. Mas quem são as pessoas "certas"? Nossos clientes ideais, também conhecidos como nosso avatar. O avatar é um "ideal holístico" do que seus clientes realmente são, por dentro e por fora. Uma pessoa no geral engloba ter objetivos, desafios, dores, objeções comuns a produtos e serviços, bem como informações pessoais e demográficas compartilhadas entre todos os membros desse tipo de clientela específica. Suas personas são as pessoas em torno das quais toda a sua empresa é construída.

Algumas das ferramentas mais importantes para atrair os usuários certos para o seu site são:

Blog. O Inbound marketing começa com blogs. Um blog é melhor maneira singular de atrair novos visitantes para o seu site. No propósito de obter os prospectos corretos, você deve criar conteúdo educativo, que de fato fala com eles e trás respostas às suas perguntas.

SEO. Seus clientes começam o processo de compra on-line, geralmente usando um mecanismo de busca para encontrar algo. Então, você precisa ter certeza de que você está aparecendo quando e onde eles pesquisam. Para fazer isso, você precisa cuidadosamente, analisar palavras-chave, otimizar suas páginas, criar conteúdo e construir links em torno dos termos que seus compradores ideais estão procurando.

Páginas. As páginas do seu site são a sua loja digital. Então, apresente sua melhor face! Otimize seu site para atrair seus compradores ideais e transforme seu site em um farol de conteúdo útil para atrair os estranhos certos para visitar suas páginas.

Publicação Social. Estratégias de inbound marketing bem sucedidas são tudo sobre conteúdo notável - e a publicação social permite que você compartilhe essa informação valiosa na nas redes, se envolver com seus clientes potenciais e colocar um rosto humano em sua marca. Interagir nas redes onde seus compradores ideais normalmente gastam certo tempo.


2. Converter

Uma vez que você atraiu visitantes para o Web site, a etapa seguinte é converter aqueles visitantes em leads coletando suas informações de contato. No mínimo, você precisará de seus endereços de e-mail. Informações de contato são a moeda mais valiosa que existe para o comerciante on-line. Assim, para que seus visitantes a ofereçam esta moeda de bom grado, você precisa oferecer-lhes algo em troca! Esse "pagamento" vem na forma de conteúdo, como eBooks, ou um índice de dicas - qualquer informação seria interessante e valiosa para cada um de seus personagens.

Algumas das ferramentas mais importantes na conversão de visitantes para leads incluem:

Formulários. Para que os visitantes se tornem leads, eles devem preencher um formulário e enviar suas informações. Otimize seu formulário para tornar este passo do processo de conversão o mais fácil possível.

Chamadas para a ação. Chamadas para ação são botões ou links que incentivam seus visitantes a agir, como "Download de um ebook" ou "Participar de um Webinário." Se você não tem chamadas para a ação suficientes ou suas chamadas para a ação não estão atraindo o suficiente, você não vai gerar leads.

Páginas de destino. Quando um visitante do site clica em uma chamada para ação, eles devem ser enviados para uma página de destino. Uma página de destino é onde a oferta da chamada para a ação é cumprida, e onde o prospecto envia informações que sua equipe de vendas podem usar para iniciar uma conversa com eles. Quando os visitantes do site preenchem um formulário em uma página de destino pela primeira vez, esse visitante se torna um contato.

Contatos. Acompanhe os leads que você está convertendo em um banco de dados de marketing centralizado. Ter todos os seus dados em um lugar ajuda a fazer sentido para cada interação que você teve com seus contatos - seja por e-mail, uma página de destino, mídia social ou outros - e como otimizar suas futuras interações para atrair, converter, fechar e impressionar o seu comprador.



3. Fechar

Você está no caminho certo. Você atraiu os visitantes certos e converteu os leads corretos, mas agora você precisa transformar esses leads em clientes. Como você pode efetivamente realizar essa façanha? Certas ferramentas de marketing podem ser usadas nesta fase para se certificar de que você está fechando corretamente, no momento certo.

As ferramentas de fechamento incluem:

CRM. (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente). Acompanhe os detalhes sobre todos os contatos, empresas e negócios em seu fluxo de relacionamentos, e entre em contato com os prospectos adequados no momento certo. Os sistemas de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) facilitam as vendas certificando-se de que você tem as informações certas ao seu alcance para se envolver melhor com os clientes em potencial em todos os canais.

Relatórios de loop fechado. Como você sabe quais os esforços de marketing estão trazendo os melhores leads? Sua equipe de vendas está transformando os melhores leads em clientes? A integração com seu sistema CRM permite analisar o quão bem suas equipes de marketing e vendas estão tocando juntas.

O email. O que você faz se um visitante clicar em sua "chamada para a ação", preencher uma página de destino ou baixar seu ebook, mas ainda não está pronto para se tornar um cliente? Uma série de e-mails focados em conteúdo útil e relevante pode criar confiança com uma perspectiva e ajudá-los a se tornarem mais prontos para comprar.

Automação de Marketing. Este processo envolve a criação de marketing por e-mail e nutrir às necessidades e fase de ciclo de vida de cada etapa. Por exemplo, se um visitante baixou um ebook sobre um determinado tópico que você fez no passado, você pode querer enviar uma série de e-mails relacionados. Mas se eles seguirem você no Twitter e visitar determinadas páginas em seu site, você pode mudar a mensagem focada aos interesses diferentes.


4. Encantar

O inbound marketing é sobre fornecer conteúdo notável aos nossos usuários, sejam eles visitantes, leads ou clientes existentes. Só porque alguém já lhe assinou um cheque não significa que você pode esquecê-lo! Empresas que adotam o inbound marketing continuam a envolver-se com prazer (e espero) promovam sua base de clientes atuais em promotores felizes da empresa e produtos que eles amam.

Ferramentas utilizadas para encantar os clientes incluem:

Pesquisas. A melhor maneira de descobrir o que seus usuários querem é perguntando-lhes. Use feedback e pesquisas para garantir que você está fornecendo aos clientes o que eles estão procurando.

Chamadas inteligentes para ação. Estes apresentam a diferentes usuários, ofertas que mudam com base na persona do comprador e de acordo com a fase de ciclo de compras

Texto Inteligente. Fornecer aos seus clientes existentes conteúdo notável adaptado aos seus interesses e desafios. Ajudá-los a atingir seus próprios objetivos, bem como introduzir novos produtos e recursos que possam ser de interesse deles.

Monitoramento Social. Acompanhe as conversas sociais mais importantes. Ouça as perguntas, comentários, gostos e desgostos de seus clientes - e alcance-os com conteúdo relevante.

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Ronan dos Anjos

Especialista em marketing digital.
Toda a jornada do empreendedor depende do seu relacionamento com outras pessoas: Clientes, fornecedores, colaboradores e promotores. É tempo de substituir o foco do marketing no seu produto e colocar nestas pessoas.
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14 thoughts on “Inbound marketing para leigos

  1. Não conhecia ainda o conceito de inbound marketing, mas achei extremamente interessante e super importante trabalharmos com as etapas do inbound para melhorias nos nossos próprios projetos. Gostei bastante de descobrir sobre e quero estudar mais sobre isso, ainda mais toda a integração. Muito bom e muito informativo, parabéns

  2. Olá, tudo bem? Gostei de saber um pouco mais sobre o Inbound marketing e sua definição. A forma como as pessoas trabalham, criando algo que vai atrair muitas pessoas pois é um conteúdo que vai ajudá-las, criando uma confiança crescente entre o serviço e os clientes e promotores (que outrora eram estranhos). É de fato uma maneira muito inteligente de promover o negócio e atrair mais pessoas.

  3. Muito bom seu post, bem explicadinho todo esse emaranhado de voltas que a gente tem que dar para fazer um trabalho de qualidade. Na prática é um pouco mais complicado, né? Mas, nada impossível, seu post vai ajudar muito quem não tem muita intimidade com o assunto.

  4. O marketing é um item importantíssimo e não teria menos valor no mundo virtual. Cada etapa explicada é útil e podemos tirar do post dicas e informações essenciais para nos destacarmos com nosso trabalho. Obrigado por compartilhar tudo isso com a gente. Favoritei aqui.

  5. Olá!

    Inbound Marketing me parece ser um conceito que veio modificar e ajudar muitas empresas.
    Seu post está ótimo, muito bem escrito e explicativo.

    Beijos

  6. Oi, tudo bem? Esse é um conteúdo muito importante e que nós blogueiros devemos aprender e nos aprofundar. Faço faculdade de Administração e tenho a matéria de Marketing digital e aprendemos muito sobre alcance da marca, conteúdo e posicionamento na internet. Não bastar escrever, deve ser algo relevante para os leitores. Parabéns pelo post. Um abrço, Érika =^.^=

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