8 maneiras de fazer o marketing da sua empresa mesmo com orçamento baixo

Em épocas de crise, o marketing digital pode ser a primeira despesa que você pensa em reduzir.

Vamos explorar melhor este dilema.

Se por um lado os métodos de publicidade tradicionais (outdoor, anúncios, panfletos…) têm custo alto e são difíceis de medir os resultados obtidos, as pequenas empresas nunca antes tiveram acesso fácil a ferramentas de marketing econômicas e que ainda geram relatórios. 

Mas com tantas ferramentas digitais disponíveis, como você sabe por onde começar?

1. “Elevator pitch” (conversa de elevador)

O termo “discurso de elevador” remete a ideia de uma fala ou dialogo breve e objetivo que um individuo utiliza para descrever seu produto ou serviço.

Quem vende, vende o tempo todo, onde quer que esteja. Portanto, você precisa de uma conversa de elevador convincente.

Pesquisas mostram que o tempo médio de atenção de um adulto é de seis a oito segundos. Este é todo o tempo que você possui para chamar a atenção de alguém.

Se você os envolver com sucesso, terá apenas um pouco mais que um minuto para realmente fechar a venda. Invista seu tempo na criação de um parágrafo de poucas palavras que defina o seu produto ou serviço. Um bom argumento sempre gera oportunidades de negócios.

2. Favoreça sua comunidade

Você não precisa pensar grande quando se trata de seus esforços de marketing. Pense localmente. O que está acontecendo na sua comunidade?

Patrocine uma equipe de ciclistas ou dê alguma força para o grupo que faz caminhada. Imprima alguns marca textos e deixe-os na biblioteca pública. Conheça seu cliente ideal e pense em como e onde eles costumam passar o tempo.

Em seguida, procure oportunidades para estar frente a frente com o seu cliente para manifestar a sua mensagem de marketing. 

3. Colaboração

Reúna um grupo de empresas sinérgicas e não concorrentes em sua área e faça uma promoção em conjunto.

Imagine uma empresa que venda botijão de gás que tenha o serviço de entrega terceirizado, ao fazerem uma promoção em conjunto, tanto haverá mais saída de produtos como também mais pedidos de entrega. 

Vocês podem criar cupons promocionais, folhetos que oferecem descontos,  divulgação recíproca em suas redes sociais. Ao colaborar entre si, você pode expandir sua base de clientes, pois alcançará novas pessoas.

4. Network (rede de pessoas)

Eu sou um grande fã de redes. Não acho que exista uma maneira melhor de construir um negócio do que ir até lá, apertar as mãos e conhecer pessoas.

Criar um networking requer um compromisso de tempo e não oferece gratificação instantânea, mas uma rede forte é um dos maiores ativos que qualquer empresário pode ter.

5. Peça para ser indicado

Não tenha vergonha de pedir para o seu cliente indicar você para outras pessoas. A maioria até diz que se souber de alguém que precisa vai te indicar, mas muito poucas tomam a iniciativa de fazer isso por conta própria.

As indicações facilitam a entrada de novos clientes. Se você não está pedindo para ser indicado, está perdendo oportunidades.

6. Construa relacionamentos

É muito mais barato manter um cliente do que conseguir um novo. É por isso que estabelecer relacionamentos fortes com sua base de clientes é crucial. Uma das maneiras de fazer isso é mantendo contato com as pessoas por meio do marketing digital.

Peça aos clientes para curtirem seus perfis nas redes sociais e assinarem seu blog. Em seguida, torne suas comunicações informativas, úteis e profissionais – algo que seus clientes gostem de receber.

7. Cupons de desconto

Os cupons são uma boa maneira de muitas empresas atraírem novos clientes. Pesquisas mostram que as pessoas fazem o possível para usar um cupom, provando que esse método é bem-sucedido na expansão de sua base de clientes.

Os cupons também podem gerar visitas de retorno. Por exemplo, se você der a um cliente um cupom para um desconto para uso na próxima compra, há uma alta probabilidade de que eles voltem.

8. Distribua

Se alguém tiver a oportunidade de experimentar seu produto ou serviço, é provável que deseje comprar mais.

Não tenha medo de dar a alguém um teste gratuito ou uma amostra. Na economia de hoje, as pessoas ficam mais confortáveis ​​comprando algo que puderam experimentar primeiro.

 

Essas 8 estratégias de marketing econômicas ajudarão você a atrair clientes, construir relacionamentos e, por fim, manter sua marca em destaque. Nem sempre é sobre o dinheiro que você gasta em marketing, é sobre o tempo e o esforço que você coloca nele e, acima de tudo, a relevância que tem para os seus clientes.

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