Copywrite: Definição e propósito


Copywriting é a arte de reorganizar palavras de tal forma que as coisas se vendam melhor. É basicamente o conjunto de palavras que compõem um texto de venda, mas o conceito é bem melhor do que apenas isto.

Um breve guia de dois minutos sobre a arte de Copywriting

 

Este é Benedito:

Benedito precisa vender.

Seu trabalho é escrever 10 e-mails por dia e enviá-los para pessoas importantes para tentar convencê-las a comprar coisas.

Ele escreve e-mails para dez pessoas … mas quase ninguém responde. 🙁

Aqui está um exemplo de e-mail que ele envia:

 

 
Para: [email protected]
De: [email protected]
Assunto: Oi me dá dinheiro
Querido Sr. Dono da Grana
Quero o seu dinheiro de verdade. 
Então por favor compre os meus produtos.
Nossos produtos são bons, e nós nos dedicamos pra valer no atendimento ao cliente, e nós reconhecemos a importância que é o bom atendimento ao cliente, e nós estamos aqui para ajudá-lo a suprir as necessidades da sua empresa.Atenciosamente,Benedito.
 

Esse e-mail é um téééééédio

Além disso, o e-mail é totalmente inútil para o Sr. Dono da Grana, então ele fica irritado e não responde:

Mas então, Benedito descobre esta arte de marketing chamada “Copywriting”.
Ele começa a estudar furiosamente como faz para escrever um texto excelente.

Você vê meu caro amigo Benedito, que copywriting é sobre:

Disponibilizar conteúdo para que as pessoas QUEIRAM se envolver com você… não fazer SPAM de promoções.

Generosamente dar uma informação realmente valiosa para a pessoa… não apenas “perguntas gatilho” para forçar conclusões de compra.

Obtendo deles a VONTADE de querer comprar de você… não por pressão, mas porque eles gostam de seu conteúdo e ajuda.

Agora que Benedito sabe disto, ele voltou e reescreveu seu e-mail para o Sr. Dono da Grana:

 
Para: [email protected]
De: [email protected]
Assunto: Corte seus gastos com interurbano
Olá Sr. Dono da Grana
Eu descobri uma forma de cortar os seus custos com ligações interurbanas em pelo menos 55%.
Eu anexei esta pesquisa que mostra que a sua companhia economizará facilmente 55% portabilizando sua telefonia para uma operadora que possui planos mais adequados à sua realidade.
Mande-me um e-mail de volta caso queira mais recomendações de fornecedores.Atenciosamente,
Benedito[pesquisa sr-dono-da-grana.pdf]
 

Agora melhorou a possibilidade do Sr. Dono da Grana interagir com Benedito, agora que Benedito fornece um conteúdo relevante.

Agora, Benedito envia este novo tipo de e-mail que é tudo sobre CONTEÚDO RELEVANTE como padrão.

Ele então envia para 10 pessoas, e muito mais pessoas agora respondem!

As vendas aumentaram drasticamente … e o única coisa que Benedito mudou foi a redação.

E esse meu amigo, é o poder da Copywriting !

Agora, meu camarada, no universo da internet, você vai ouvir falar sobre alguns tipos diferentes de copywriting. Devo explicá-los aqui:

A confusão mais comum que eu ouço é que isso é chamado de “SEO copywriting”. Provavelmente, uma agência irá abordar alguém dizendo que eles oferecem SEO Copywriting.

Aqui está o que SEO copywriting é:

Primeiro de tudo, a sigla “SEO” significa:
S earch
E ngine
O ptimization

S earch E ngine O ptimization (Optimização em mecanismos de busca) é o ato de tentar obter classificação no topo dos resultados de um motor de busca como o Google.

Essencialmente, o que SEO copywriting tenta fazer é:
1.) Encontre uma palavra-chave para a qual você está tentando se classificar .
2.) Escreva artigos sobre o assunto.
3.) Tente se classificar no topo dos resultados da pesquisa para essa palavra-chave.

Então, vamos usar um exemplo …

Benedito tem uma pequena empresa comercial que vende coleiras de cães:

Então ele fez uma pequena pesquisa de palavras-chave na palavra “Coleiras para cães” para ver o que as pessoas estão procurando em maior volume. Aqui estão as conclusões:

Benedito também está praticando corrida, então ele percebe esta ótima palavra-chave sobre a qual ele pode escrever:

Benedito já tem um site com um pouco de seguimento, então ele realmente acredita que isso poderia dar um ótimo artigo para seus leitores, e ele pode eventualmente classificar-se altamente nos rankings do mecanismo de pesquisa quando alguém digitar “Coleira para correr com seu cachorro “

Então, Benedito cria um ótimo artigo como este:

As melhores coleiras para correr com seu cachorro

Ei, sou o Benedito, e adoro correr com meu cachorro. Aqui está uma foto minha correndo com ele:

Então vou falar sobre as melhores coleiras para praticar cooper com o seu cachorro. Como um empresário de produtos para cães e praticante de cooper, eu corro com todos os tipos de coleiras, e cada tipo faz uma grande diferença!

1.) A coleira de cinto de corrida:
Esta coleira está sendo a minha favorita para correr porque a correia é amarrada à sua cintura para que suas mãos fiquem livres. 
(Benedito insere informações mais legais sobre esta coleira).

2.) A coleira de comprimento variável:
Esta é perfeita para as pessoas que correm com seu cachorro em um campo aberto. 
(Benedito insere informações mais legais sobre esta coleira).

3.) A coleira elástica:
esta é uma grande coleira para pessoas que procuram correr em áreas urbanas. 
(Benedito insere informações mais legais sobre esta coleira).

Benedito tenta o seu melhor para fazer deste post o MELHOR POST NA INTERNET sobre “coleiras para correr com seu cachorro”.

A razão pela qual Benedito está tentando fazer deste artigo o melhor artigo… é porque os motores de busca hoje em dia são muito inteligentes, e eles podem dizer quais são os artigos que as pessoas estão lendo e realmente apreciam.

Talvez em 1999 você poderia trapacear os motores de busca através de um site lixo enchendo um monte palavras-chave, mas isso não funciona mais. Na verdade, os motores de busca como o Google, muitas vezes, o expulsam de seu índice, se eles o pegarem descaradamente tentando enviar spam aos motores de busca com “artigos” deste tipo.

No entanto, os motores de busca adoram ótimos artigos que realmente ajudam as pessoas!

Benedito escreveu um artigo tão excelente com exemplos, técnicas, imagens e instruções, que outros sites, vincularam o seu artigo. Os motores de busca perceberam que o artigo de Benedito estava recebendo muita atenção e, finalmente, classificou-o em # 1 nos resultados:

Então, se você for fazer algum SEO copywriting, certifique-se de colocar muito esforço em fazer seu artigo O MELHOR da internet.

* NOTA: devo avisá-lo, se houver alguma empresa de marketing se oferece para fazer “SEO Copywriting” para você, você deve ser altamente cético em relação a isto! Observe se eles realmente são capazes de sentir total empatia e compreensão pela sua causa e produzir artigos legítimos com fundamento e útil para as pessoas ou se vão apenas enviar spam aos motores de busca com artigos lotados de palavras-chave que, no final, vão magoar em vez de ajudá-lo.

O que é Marketing Direto?

Esta é uma pergunta divertida … porque é aí que começam as origens do copywriting.

Veja você meu filho… voltando ao passado antes dessa tal de “internet”, tudo isso aqui era mato, houve um tempo em que a única maneira de alcançar uma audiência em massa era através de escrever fisicamente as palavras, na forma de:

  • Postais.
  • Cartas.
  • Anúncios de revistas.
  • Jornais.

…pergunte sobre a semelhança de todas estas coisas:

TODOS custam $ dinheiro $ para imprimir e enviar!

Isso significa que, se você quisesse alcançar todos na sua cidade, você precisava PAGAR O DINHEIRO REAL para alcançar os globos oculares de cada indivíduo.

Então, é aí que o redator de marketing direto entrou em jogo: 
é a arte de aumentar a taxa de compras dos destinatários de suas correspondências.

Por exemplo:
Agora Benedito trabalha para uma imobiliária, e parte do seu marketing é enviar panfletos para as áreas vizinhas.

Agora, aqui está o problema … … divulgar panfletos não é tão barato. Benedito pegou a calculadora e fez algumas pesquisas de preços, e a opção mais barata de impressão que ele encontrou para rodar 10.000 folhetos de 10×15 cm com impressão colorida na frente e no verso foi de R$ 580,00 na gráfica de um amigo. Encontrou também dois rapazes que cobram R$ 70,00 por diária de panfletagem, eles afirmaram que juntos, em um dia de sol conseguem distribuir em média 2000 panfletos, então Benedito deverá pagar R$ 700,00 referente a 5 diárias de dois profissionais. Então R$ 580,00 de impressão + R$ 700,00 de entrega = R$ 1280,00, e isso é apenas para um panfleto pequeno de dois lados, nem chega a ser uma carta completa!

Então, é trabalho de Benedito usar sua experiência de redação de marketing direto para maximizar esses R$ 1280,00 por cada 10.000 clientes.

Então, a maneira como Benedito faz isso é testando algumas versões diferentes do anúncio. Ele projeta alguns deles, e o seu primeiro se parece com isto:

Benedito enviou esse folheto para 10 mil pessoas na área, e apenas 2 pessoas responderam. Então, se executarmos a matemática, a taxa de conversão foi esta:

 

[Total de respostas] / [Total Enviados] = Taxa de conversão

[2] / [10 000] = 0,02%

 

O anúncio não estava recebendo respostas. Possivelmente porque era muito vago. Possivelmente porque não foi direcionado às pessoas certas.

Então Benedito, sendo um bom redator de marketing direto, aprendeu com seus erros e logo fez outro teste:

  • Direcionado a pessoas dentro de um raio de 10 quilômetros das casas a venda.
  • Destinado apenas a moradores de APARTAMENTOS ALUGADOS.

Então Benedito criou este panfleto de marketing direto direcionado para aqueles inquilinos:

 

Frente do folheto:

Os resultados destas entregas extrapolaram o gráfico graças a Benedito!

 

[130 Respostas] / [10.000 Enviados] = 1.3% Taxa de conversão!

 

Destas 130 chamadas, muitas pessoas acabaram comprando uma casa!

Isso significa que os R$ 1280,00 que a empresa gastou para entregar esse lote de panfletos resultou em centenas de milhares de reais em lucro.

As vendas aumentaram drasticamente graças ao conhecimento de redação de Benedito!

Então… onde é que o seu copywriting realmente é usado?

Ele varia de acordo com tipo de redator que você é, mas aqui está uma lista de exemplos.

Os locais onde suas palavras são colocadas podem incluir:

  • Panfletos de mala direta.
  • Vídeos educacionais para o YouTube ou produtos digitais.
  • Vídeos de vendas.
  • Vídeos internos de treinamento.
  • Scripts de podcasts.
  • Scripts de televendas para os vendedores de uma empresa.
  • Postagem de blog utilizados para o marketing de conteúdo.
  • Discursos públicos.
  • Scripts de seminários.
  • E-mails para vendedores.
  • Emails para novos clientes.
  • … A lista continua.

Há muito trabalho para bons redatores, algumas pessoas já me procuraram para reescrever uma redação que falhou miseravelmente em referenciar um produto ou serviço (pela falta de conhecimento do público alvo ou pela redação mesmo).

Outras vezes são seus e-mails ou campanhas automáticas. Quase imediatamente após as consultas, os e-mails serão melhores, resultando em mais negócios.

Então, um redator escreve palavras em uma página, que ajudam a vender mais.  
Então é isso, agora você sabe o que é copywriting e como isso pode ajudar dramaticamente quase qualquer negócio.

Obrigado por ler!

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