Técnica de marketing digital: por onde começar?

Como uma agência de serviços para marketing digital , tentaremos apresentar um resumo das diferentes técnicas de marketing digital. Você vai ver, não é tão complicado.

Quer aumentar seu faturamento e atrair novos clientes graças à Web? Boa ideia ! Internet e marketing digital podem realmente favorecer o desenvolvimento da sua marca, produtos e serviços. Mas como você desenvolverá uma estratégia digital eficaz? Que vantagem promocional criar? E o mais importante, por que é tão importante otimizar seu site para conversões?

Blog de marketing digital

O QUE É MARKETING DIGITAL?

É uma verdadeira alavanca de crescimento para o seu negócio , é um conjunto de técnicas web destinada promover o seu negócio e seus produtos e / ou serviços na Internet. Por meio da criação de todo tipo de conteúdo (e-mail, publicidade, postagem em blog, vídeo, ilustração, publicação em redes sociais, etc.), ajuda você a atingir seus objetivos na web criando interação com os usuários da Internet. Os seus principais objetivos são: aumentar o tráfego do seu site, converter visitantes em clientes e, por fim, reter esses clientes para que voltem mais tarde.

Estratégia de call to action

POR QUE CRIAR UMA ESTRATÉGIA DIGITAL?

Existem muitos, muitos motivos para criar uma estratégia digital para o seu negócio. Bem pensado, na verdade, pode permitir que você cresça de forma rápida e sustentável.

SEJA VISÍVEL PARA UM GRANDE PÚBLICO

Graças à Web, de fato, você está visível a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo . Você pode aumentar sua reputação com muito mais facilidade estando na Internet.

MELHOR TAXA DE CONVERSÃO

O conceito de taxa de conversão refere-se ao número de visitantes que se tornaram clientes potenciais em comparação com o número total de usuários que visitaram o seu site. O digital é conhecido por levar a mais conversões que o marketing tradicional.

MEIOS DE DISTRIBUIÇÃO MAIS LUCRATIVOS

Se a Web permite que você ganhe visibilidade, ela permite que você faça isso especialmente sem gastar somas absurdas em publicidade. Os canais de marketing tradicionais geralmente são mais caros do que os digitais  : um anúncio de página A4 em uma revista pode exigir um orçamento significativo, enquanto um anúncio no Facebook é capaz de atingir muitas pessoas com poucos reais.

UM ROI MENSURÁVEL E QUANTIFICÁVEL

Outra vantagem da Web é que permite medir em tempo real e com precisão os resultados das suas campanhas publicitárias (número de visualizações, conversões, etc.). Portanto, você pode calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento) com muito mais facilidade. Em última análise, analisar os resultados do anúncio também pode fornecer informações muito específicas sobre o que está funcionando com seu público. Esta é a oportunidade de otimizar suas campanhas futuras. para ainda mais conversões.

AUMENTANDO A ROTATIVIDADE DE SEU NEGÓCIO

A Web representa um grande potencial de vendas (direto graças ao e-commerce ou indireto com um site vitrine). Isso torna mais fácil para as pessoas que procuram produtos como o seu entrarem em contato com sua empresa. Cabe a você ter sucesso na conversão desses clientes potenciais, oferecendo-lhes um serviço rápido e de qualidade.

Marketing de usuário digital

COMO COMEÇAR COM MARKETING DIGITAL?

Desde o desenvolvimento da Web, a comunicação digital tem assumido cada vez mais importância na comunicação geral das empresas. No entanto, inserir a sua empresa no mundo online exige uma boa dose de reflexão: tem de definir os seus objetivos e a sua estratégia, criar páginas web para enviar os seus anúncios… Resumindo, não vamos ao marketing digital sem preparação. Portanto, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer isso.

DEFINA SUA ESTRATÉGIA WEB

Em primeiro lugar, obviamente você precisa implementar uma  estratégia digital . Ficar online sem primeiro ter definido claramente seu plano de ação é como pular no vazio sem uma rede de segurança. Justamente por ser acessível, a Internet é também extremamente competitiva. Portanto, reserve um tempo para se fazer as perguntas certas: em qual plataforma da Web você usará a sua estratégia geral de negócios, quais são seus objetivos digitais, a quem você está direcionando, com que conteúdo, etc.? Não se esqueça de verificar a concorrência, analise suas práticas de marketing e pense sobre os meios a serem implementados para competir com eles. Quanto melhor você analisar seu mercado e seu setor, mais bem preparado você estará para qualquer eventualidade na web. Desta forma, você limita o risco de decepções e aumenta suas chances de ter sucesso e atingir seus objetivos.

SEU SITE: A BASE DE QUALQUER ESTRATÉGIA DIGITAL

As técnicas de marketing digital são muitas e variadas. Entre eles, citemos o motor de busca (Google) como referência à busca orgânica (SEO – Search Engine Optmization, ou Otimização em Mecanismos de Busca)  e referência paga (SEA – Search Engine Ads), otimização de redes sociais (SMO), email, blogging … Mas para poder implementar estas diferentes técnicas, é acima de tudo necessário que você tenha um site . É a sua primeira alavanca promocional na web, a partir da qual você poderá lançar todas as suas outras ações.

Hoje em dia, entretanto, não é mais suficiente simplesmente criar um site para ter um bom desempenho na Internet . Ao contrário, vários critérios devem ser atendidos: deve ser esteticamente bonito, mas também oferecer uma boa experiência ao usuário , fornecer conteúdo de qualidade e gerar conversões . Em suma, deve ser otimizado tanto quanto possível, em todos os aspectos possíveis e para cada etapa do caminho de conversão do visitante:

  • Quando o usuário chega ao seu site, seu design deve ser atraente o suficiente para que ele queira continuar sua visita. Se estiver muito desatualizado ou sobrecarregado, por exemplo, não inspirará confiança e pode assustar seu cliente potencial.
  • Quando ele começa a aprender, é necessário que sua navegação seja fácil, que a informação esteja acessível em apenas alguns cliques, que as páginas carreguem rapidamente … Ou seja, sua experiência no site deve ser agradável.
  • Depois que a informação for encontrada, o conteúdo deve ser bem explicativo e relevante ao visitante (texto, vídeo, computação gráfica, etc.) ainda deve responder às suas perguntas e oferecer um valor agregado real, que conseguirá convencer o cliente a comprar de você.
  • Seu visitante está convencido? Você ainda tem que realmente convertê-lo a comprar seu produto ou contatá-lo, dependendo se seu site é um e-commerce ou um site de demonstração. Para fazer isso, você precisa criar uma estratégia de call-to-action (Chamada à ação) eficaz e personalizada.

A chave para entrar com sucesso na web é a preparação. Para ser eficaz e cumprir os vários objetivos que definiu para si mesmo, deve começar por pensar com muita precisão na sua estratégia de marketing . Os seus alvos, os meios de comunicação, o conteúdo, as técnicas de distribuição… Pense em todo o seu projeto web para que seja coerente .

Antes de pensar também em publicidade ou outros meios de se promover, você precisa seguir as etapas básicas de criação de um site . Não faz sentido criar uma campanha do Google AdWords  (SEA) se você não tiver um site para o qual direcionar seus anúncios. Ainda mais, seu próprio site deve ser o mais eficiente possível para ter sucesso na conversão de seus visitantes em clientes. É justamente por isso que é aconselhável passar por uma agência web quando quiser criar seu site. Dependendo de suas necessidades e expectativas, ela desenvolverá um site que se pareça com você e que seja otimizado para seus objetivos na web. Então a escolha é sua!

Marketing de conteúdo

CONVERTER POR CONTEÚDO

Mas como uma estratégia de conteúdo de mídia social ou seu blog podem ajudá-lo a converter?

  • Permite-lhe atrair mais tráfego e sobretudo um tráfego mais qualificado: se escrever artigos sobre um assunto relacionado com a sua atividade e que respondam a uma pergunta que as pessoas se colocam, quando chegam ao seu site eles estão genuinamente interessados ​​no assunto com o qual você está lidando e, portanto, provavelmente serão convertidos mais tarde. Da mesma forma, ao postar nas redes sociais, insira um link para o seu site para obter tráfego.
  • Ajuda você a se diferenciar dos concorrentes: você pode afirmar sua autoridade mostrando toda sua expertise, o que permite atrair pessoas afetadas pelo seu conhecimento da área, ao mesmo tempo em que transmite uma imagem positiva.
  • Você humaniza sua marca. Por exemplo, as pessoas gostam quando você assina as postagens do blog com o seu primeiro nome. As redes sociais também são o lugar ideal para compartilhar conteúdos mais “divertidos”, que darão uma imagem mais dinâmica ao seu negócio. A vantagem de mostrar um rosto humano é que as pessoas confiam em você e sentem que podem criar um relacionamento real com você.
  • Você retém seu público: se você publicar um artigo toda semana, por exemplo, as pessoas voltarão para ver seu novo conteúdo. E, afinal, todo retorno é uma nova oportunidade de conversão.

Além disso, um blog também é uma ótima ferramenta de SEO. Ao postar artigos regularmente, você movimenta sua página inicial (onde os últimos três a quatro artigos geralmente estão localizados), o que é bom para seu SEO.

sessões de analistas do google no google analytics

AUMENTE A CONFIANÇA DO VISITANTE

Para que você possa converter seus visitantes, a confiança é fundamental. Pense em sua própria maneira de comprar após visitar um site. Seja comprando um produto online ou fazendo uma ligação para orçar um serviço, você precisa ter confiança na qualidade do negócio com o qual está trabalhando. O mesmo vale para seus clientes potenciais e clientes. Mas como construir sua confiança?

TESTEMUNHOS

Como podemos ver com o Facebook e seu recurso “Recomendar”, a opinião de nossos pares é muito importante para nós.

Para que as pessoas confiem em você e obtenham uma conversão, depoimentos de clientes satisfeitos são, portanto, uma ferramenta muito valiosa. Por quê? Porque, na dúvida, o indivíduo tende a confiar na opinião do grupo. Isso é chamado de técnica de prova social: quando confrontados com o desconhecido, somos mais facilmente influenciados pela opinião de nossos companheiros. Em outras palavras, os depoimentos podem influenciar alguém que ainda hesita em usar seus serviços ou comprar seu produto online.

E para poder tranquilizar seus visitantes, você deve compartilhar testemunhos reais. No setor de BtoB (Business to Business são empresas que prestam serviços para outras empresas), por exemplo, em vez de compartilhar uma avaliação sobre a empresa como um todo, você deve favorecer uma pessoa física desta empresa. Ao nomear diretamente um membro da equipe, você personaliza seu cliente e, portanto, dá a ele mais peso.

Portanto, é melhor evitar “Muito bom, eu recomendo”, que são muito gerais, e favorecer comentários mais longos, que explicam claramente o valor agregado de seu produto / serviço.

As vantagens desta técnica são inúmeras:

  • Os depoimentos facilitam a tomada de decisões por novos clientes.
  • Eles são mais convincentes do que seus próprios argumentos porque vêm de terceiros e, portanto, parecem menos orientados para a conversão.
  • Para o setor B2B em particular, tem a vantagem de dizer que uma empresa tão grande está satisfeita com os seus serviços / produtos, o que é positivo para a sua notoriedade.
  • Graças ao fenômeno da mímica, os testemunhos pedem outros testemunhos. Quanto mais você tem, mais pessoas vão confiar em você.
  • Além disso, existem muitas técnicas de testemunho: você pode criar uma seção dedicada exclusivamente à rolagem de comentários em seu site, configurar um sistema de estrelas, ativar comentários para cada produto ou a possibilidade de compartilhar seus artigos sobre eles. redes sociais …
Backlinks

OBTENHA TRÁFEGO OFERECENDO CONTEÚDO DE QUALIDADE

Ao escrever conteúdo de  SEO , você aumenta suas chances de ser visto nos motores de busca. Como o nome sugere, eles são  otimizados para SEO . Portanto, eles podem ser encontrados usando as palavras-chave certas. Mas SEO não é a única forma de promover seu conteúdo na Internet. Existem outros que também são muito eficazes.


Facebook

COMPARTILHE SEUS ARTIGOS NAS REDES SOCIAIS

Esta é uma técnica simples e eficaz que não custa nada além do tempo que você leva para criar a postagem. As redes sociais, na verdade, são uma fonte particularmente interessante de leitores . O papel deles é criar uma grande comunidade em torno do seu negócio, que o siga e mostre certo interesse por você. Ao compartilhar seu conteúdo textual com eles, você aumenta suas chances de ser lido por essas pessoas que já estão potencialmente interessadas.

ESCOLHA DAS REDES SOCIAIS CERTAS

Existem várias  redes sociais  diferentes: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube… Nem todas são adequadas para compartilhar textos e artigos. O YouTube, por exemplo, se concentra apenas em vídeos. Quando você decidir promover seu conteúdo de SEO, certifique-se de  selecionar as redes nas quais você pode realmente compartilhá-lo .

COMPARTILHE EM SUAS CONTAS PRIVADAS

Lembre-se de que você também pode  compartilhar seu conteúdo em suas contas privadas . Isso amplia seu público, enquanto aumenta as possibilidades de reações positivas. É sempre mais provável que amigos / conhecidos gostem de uma de suas postagens. Quando for esse o caso, você pode se encontrar nos Feeds de notícias de seus amigos, que também podem ver seu conteúdo. E se seus funcionários fizerem o mesmo, seu público se torna ainda mais interessante.

Aumento do orçamento de publicidade no Google e no Facebook

CRIE ANÚNCIOS DIRECIONADOS

Você também pode desenvolver  anúncios direcionados . Pagar para promover seu negócio é uma técnica tão antiga quanto o mundo (ou quase). Os meios são vários: cartazes, jornais, televisão, rádio … Com a Internet, surgiu um novo canal de publicidade.

Agora você pode publicar anúncios da sua empresa em outros sites que aceitam anúncios, em vídeos, em resultados de buscadores, no feed de notícias das redes sociais … Esta é a oportunidade de  alcançar um novo público que você não conhece e que também pode não conhecê-lo.

GOOGLE ADWORDS

O Google AdWords é a outra contrapartida ao alcance natural. Esta é uma  técnica de alcance pago, também chamada de SEA . Seu objetivo? Como o próprio nome sugere: pague para que seu site apareça nos primeiros resultados do Google. SEA é baseado nas mesmas palavras-chave de sua estratégia de SEO para  criar campanhas publicitárias . Você seleciona as palavras-chave que são importantes para o seu negócio e paga para que, quando o usuário as digitar no Google, o seu site apareça nos primeiros resultados.

A única desvantagem dessa técnica: quando sua campanha terminar, se seu site não for bem referenciado naturalmente, você desaparecerá dos resultados da busca novamente. A vantagem, no entanto, é que você está nos primeiros resultados do Google quando um usuário da Internet pesquisa sua área de atividade. Portanto, é mais provável que cliquem em seu link e comprem seu produto. Este é o ponto principal dessas campanhas publicitárias:  se forem bem pensadas, geralmente geram uma boa taxa de conversão .

ANÚNCIOS DO FACEBOOK

Os  anúncios do Facebook  também podem ser muito eficazes para alcançar novos clientes potenciais. Estamos gastando cada vez mais tempo em nossos smartphones e a maior parte desse tempo é gasto nas redes sociais. É, portanto, o local ideal para alcançar um grande número de pessoas.

Além disso, o  Facebook  permite que você  segmente pessoas  (em vez de palavras-chave). Você pode criar o que chamamos de  público personalizado . Portanto, você seleciona as características das pessoas que deseja segmentar (idade, sexo, localização, idioma). É ainda possível especificar as áreas de interesse e ocupações que lhe interessam.

ENVIAR NEWSLETTER

Que tal se você incluir o campo “email” no seu recibo ou ordem de serviço? Dessa forma você pode criar uma base de e-mails dos seus clientes e enviar para eles o novo artigo que você escreveu em seu BLOG. As pessoas que estão nesta lista podem vir de outros fontes. Eles podem ser clientes ou clientes em potencial, ou mesmo pessoas que gostam da sua área de especialização. Cada um deles está potencialmente interessado em você. Enviar o seu conteúdo é, portanto, importante.

Se enviar um boletim informativo é uma boa ideia, deve, no entanto, ser de qualidade e atraente. Mas como você cria um bom boletim informativo?  Diferentes pontos devem ser levados em consideração:

  • Deve ser  simples e estruturado .
  • O texto deve ser  curto, mas também eficaz , para chamar a atenção do leitor.
  • Tenha cuidado para não  assumir um tom de venda excessivo .
  • Crie seu design com cuidado , para que fique bonito e não sobrecarregado.
  • Personalize o  seu e-mail o máximo possível: dirija-se diretamente à pessoa, configure-o para começar com o primeiro nome do leitor.
  • Lembre-se  da importância do objeto , que vai ou não levar o leitor a clicar.
sessões do google analytics

CHAME INFLUENCIADORES

Os influenciadores se tornaram uma ótima maneira de  aumentar o reconhecimento da sua marca . Eles são como embaixadores. Existem diferentes tipos. Por exemplo, podemos notar uma grande diferença entre o que chamamos de  retransmissor de opinião e um formador de opinião . O primeiro irá apenas compartilhar seu conteúdo com sua comunidade dizendo que o artigo é muito interessante e deve ser lido. O segundo, por outro lado, escreverá seu próprio artigo referindo-se ao que você disse. 

A vantagem dos influenciadores é que eles se beneficiam de uma grande comunidade , atenta a cada movimento seu. Seja em um blog ou em redes sociais, eles geram interações com milhares (ou até milhões) de internautas. Ao apelar para eles, você pode alcançar essa comunidade e, portanto,  atingir um grande público , potencialmente interessado no que você tem a dizer.

Claro, é importante  selecionar bem seus influenciadores . Além da questão  da área de atuação deste (não adianta contratar um blogueiro de moda se você está em soluções de TI), há a questão da remuneração . Alguns influenciadores pedem para serem pagos, outros concordam em fazê-lo gratuitamente. Geralmente depende de quão conhecida a pessoa é. Existem, de fato, grandes influenciadores, mas também os chamados microinfluenciadores. Além disso, algum fazem contratos, outros não fazem. No entanto, mesmo que sejam vinculativos, os contratos podem ser uma garantia para as empresas. Eles podem protegê-lo, por exemplo, dando-lhe o direito de inspecionar a postagem antes de ir para o blog do influenciador ou para a mídia social.

EM RESUMO

Promover o seu conteúdo de Otimização em Mecanismos de Busca, seja nas páginas do seu site ou nas postagens do blog, é importante. Afinal, se você os escreveu, é para que sejam lidos. A dificuldade é descobrir  como fazer com que as pessoas os encontrem. As diferentes técnicas que discutimos neste artigo já são maneiras excelentes de promover seu conteúdo com eficácia. Cabe agora a você determinar qual deles melhor se adapta ao seu negócio e ao seu público-alvo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *