Criar conteúdo não deve ser uma atividade estressante, caso contrário, há uma grande probabilidade de que você está tornando mais difícil do que precisa ser.
Os três passos simples para acabar com o estresse no marketing de conteúdo são:
Reduzir
Reutilizar
Reciclar
Ao invés de passar horas quebrando cabeça tentando criar novos conteúdos – pare, respire e fique conosco para ver maneiras de REUTILIZAR e RESINIFICAR conteúdo existente para continuar postando conteúdo atual e atrativo.
Ciente do poder do marketing de conteúdo para criar credibilidade, visibilidade e apoiar a capacidade de vendas, temos que manter uma frequência mínima de postagens, porém em vez de ficar olhando para a tela imaginando o que escrever, treine o seu cérebro para pensar em como reaproveitar o conteúdo que você já tem.
Entendo que você está ocupado – eu também tenho muitos clientes para atender e percebo que, às vezes, gasto menos tempo do que deveria criando conteúdo para a minha empresa (irônico vindo de uma empresa de marketing, certo??)
Conteúdos bem escritos (postagens de blog, redes sociais, eBooks, etc.) com fotos e imagens são os recursos que utilizamos quando criamos conteúdo para o nosso marketing e para apoiar os nossos clientes, ajudando a criar o conteúdo deles.
Façamos um inventário de todos os nossos ativos de marketing, incluindo:
Textos para blog
Criativo de e-mail
Fotografias
Banco de Imagens
Documentos técnicos
e-books
Postagens nas redes sociais
ENTÃO, reaproveite!
Exemplos:
1 – Lorena lidera um programa que apoia mulheres empreendedoras digitais. Ela envia e-mails para essas mulheres semanalmente. Alguém em nossa equipe revisa e redireciona esses e-mails (não todos, mas os melhores) para o blog do site Mulheres Empreendedoras.
2 – Você pode tirar ótimas citações (dicas inteligentes, pílulas de sabedoria, estudos de caso, etc.) do conteúdo e transformá-los em gráficos que podem ser compartilhados no Instagram, Twitter, Facebook, etc.
3 – Tem ótimos vídeos? Transforme o conteúdo visual em uma postagem de blog e/ou e-mail e incorpore o vídeo na postagem.
4 – Existem lugares onde você pode incorporar vídeos do YouTube em seu site? FAÇA!
5 – Olhe suas fotos. Existe alguma que inspira você a compartilhar? Analisamos as galerias de fotos dos clientes semanalmente para inspirar novas postagens para o Instagram!
6 – Tire a poeira dos eBooks – partes podem se tornar ótimas postagens de blog.
7 – Pesquise em seu blog (e certifique-se de que seu blog tenha uma caixa de pesquisa) por tópicos. Por exemplo, pesquisamos por “marketing de conteúdo” em nosso blog e encontramos esta postagem: Conteúdo Criativo que Converte. Podemos compartilhar isso no Instagram usando a citação “Faça o que parece certo para você – Lembre-se, não se sinta obrigado a fazer o que não parece certo.”
8 – Lembra-se dos slides de PowerPoints que você fez? Apostamos que há ótimas ideias de conteúdo lá!
9 – Aqui está outro exemplo de como pegamos um de nossos blogs intitulado: Um guia de branding pessoal para iniciantes, e o transformamos em um gráfico para usar em nossas mídias sociais. Esta postagem no blog discutia sobre indivíduos gerenciando suas marcas pessoais, destaquei os três pontos principais e fizemos um gráfico que compartilhamos no Instagram:
Reduzir o tempo gasto na criação de novos conteúdos reutilizando e reciclando conteúdo antigo é uma maneira inteligente e sustentável de criar uma marca, construir e impulsionar os negócios!
Desejo-lhe um ótimo e construtivo marketing!
Abraços,
Ronan dos Anjos – Jornalista
N.º registro no MTE: 0011521/DF