O meu trabalho como consultor de marketing me permite trabalhar com empresas de todos os portes.
Aqui no Brasil, infelizmente é muito frequente que o assunto “marketing” seja tabu na cabeça de alguns pequenos empresários que pensam pequeno.
Este é um bloqueio mental que leva à perda de clientes, por “pensar pequeno” eu diria tocar uma empresa e não ter uma garantia certa de marketing, contratar profissionais baratos (e obter resultados ruins), fazer somente o mínimo necessário, praticar SPAM e não admitir que uma estratégia bem aplicada ao negócio pode trazer um ótimo retorno a médio prazo.
Já perdi as contas de empresários que deram dois passos pra trás quando falei sobre “humanizar” a sua marca, em usar a internet (seu site, youtube e redes sociais) para promover a sua empresa “botando a cara a tapa”, ou seja, criando conteúdos, exibindo rotinas da empresa no dia a dia, trazendo vídeos de clientes que possam colaborar dando um feedback positivo.
Esta é a era do marketing digital, o poder da colaboração e conexão em massa! Se por um lado existe muita besteira na internet, por outro existem pessoas buscando por informações que sejam confiáveis, por isso, os blogs têm cada vez mais influência nas decisões de compra. As pessoas confiam nos blogueiros porque eles são “pessoas reais”. Estamos na era dos “pró”consumidores, onde os internautas confiam mais na opinião da família e dos colegas do que em qualquer outra fonte de informação, e a geração mais jovem usa as mídias sociais com bastante frequência. Para atingir estes jovens, as empresas (grandes ou pequenas) se utilizam de conteúdo nas redes sociais para fazer marketing para seus clientes.
Os proprietários de pequenas empresas precisam entender que só porque são pequenos não significa que o marketing também precisa ser.
“Acredite que você pode, acredite que não pode, de qualquer forma você estará certo…”
Henry Ford
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Ronan dos Anjos – Jornalista
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